CIDADANIA ITALIANA
CIDADANIA ITALIANA
CIDADANIA ITALIANA
 
 

O fato de você ter um parente que já teve reconhecida a cidadania italiana não interfere muito com o seu processo. Claro, se sua família sabe onde localizar todos os documentos necessários ao processo de reconhecimento da sua cidadania italiana, você já está na metade do caminho. A parte mais difícil do processo é justamente localizar todos os documentos, o que você não precisa mais fazer. Mas o fato de ter um primo, tio, irmão, ou até mesmo pai e mãe com cidadania italiana não ajuda muito mais do que isso. Você tem que entrar na fila do Consulado como todo mundo, ou vir para a Itália e fazer o processo desde o início. Seu processo não vai ser mais rápido do que o dos outros, só por que alguém na sua família já percorreu esse caminho.

Por outro lado, a “pasta da família” tem sérias limitações. Se os documentos foram usados no Brasil, em um dos Consulados italianos, eles não podem ser reutilizados na Itália, ao menos que tenham sido enviados para registro (em Roma) e tenham sido efetivamente registrados (90% dos documentos enviados pelos Consulados NUNCA foi registrado). Se os documentos não foram registrados, você tem que pedir novas certidões, traduzir e legalizar tudo de novo, para fazer o processo na Itália. Ou entrar na fila do Consulado, se quiser reaproveitar os documentos da família. Caso os documentos tenham sido utilizados no processo de cidadania de alguém da sua família na Itália, você até pode reutilizar os documentos. Mas precisa saber em que Comune e em que ano foi feito o processo, e as certidões não podem ter mais de 5 anos de emissão (o que vale é a data de emissão da certidão, e não da legalização). Se as certidões forem muito antigas, você precisa reunir toda a documentação novamente, traduzir e legalizar tudo de novo.

Devemos ainda considerar que os documentos utilizados por um membro da sua família, na Itália, podem ser recusados para o seu processo, caso contenham muitos erros na transcrição dos nomes, datas de nascimento e casamento, etc. Isso por que a lei não é clara quanto a necessidade, ou não, de retificar os registros feitos no Brasil, e o que foi aceito antes pode ser recusado quando você for iniciar seu processo. Apesar do consulado dizer que os documentos não precisam de retificação, aqui na Itália as coisas são muito mais complicadas do que eles informam no Brasil, e documentos com erros significativos são quase sempre recusados.

CIDADANIA ITALIANA
 
 
Quem tem direito à Cidadania Italiana ?
 
Quanto tempo demora o processo ?
 
Quanto custa o processo de cidadania Italiana ?
 
Quais os documentos necessários ?
 
Quais são as etapas do processo ?
 
Porque devo fazer busca de documentos ?
 
O que é a retificação de registros públicos ?
 
Para que serve a tradução de legalização ?
 
Como funciona o processo na Itália ?
 
Como é a cidadania para filhos menores ?
 
Como é o andamento do processo no Brasil ?
 
Como é feita a cidadania pelo casamento ?
 
É possível tirar cidadania pela via materna ?
 
 
Tenho direito à cidadania se o meu ascendente italiano é da família de minha mãe ?
 
Se eu tiver um parente que já tem cidadania italiana, isso pode me ajudar ?
 
Sou bisneto de italiano e meu pai ainda é vivo. É necessário que ele faça cidadania italiana dele para que eu possa fazer a minha ?
 
O que é tradução juramentada ?
 
Até qual geração é possível fazer o reconhecimento da cidadania italiana ?
 
O que é a Inscrição Consular ?
 
Minha pasta de família ajuda no processo de cidadania italiana ?
 
O que é a Lei 1948 ?
CIDADANIA ITALIANA
 
CIDADANIA ITALIANA
 
 
Projeto: Criação e Desenvolvimento
 
JBO Next / Artstation
 
Empresa do Grupo JBO
Copyright 2013 | www.oriundi.com.br
 
Todos os direitos reservados.